Notícias

42º Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba inova e será todo online

comentário(s) 20/11/2020

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Departamento de Cultura, realiza o 42º FESTE - Festival Nacional de Teatro – Virtual. Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, o festival inova e será totalmente online, no canal do Youtube Prefeitura de Pindamonhangaba, do dia 22 ao 29 de novembro.

Neste ano, o Festival vai homenagear o pindamonhangabense Marcelo Denny, falecido neste ano. Ele foi diretor teatral, cenógrafo, artista plástico, performer, arte educador, curador e diretor de arte. Venceu mais de 30 prêmios em festivais de teatro no Brasil. Foi um dos fundadores da Cia Teatral Cadê Otelo? e dos grupos Desvio Coletivo, Cia Sylvia Que Te Ama Tanto e Teatro da Pomba Gira. Esteve presente em vários momentos do FESTE, sendo a inspiração para muitos artistas, mostrando toda sua garra e dedicação a arte.

No final de cada apresentação, acontecerá um bate-papo com os grupos, sob mediação de Victor Narezi. O link para a conversa estará disponível na descrição do espetáculo.

O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, fala da adaptação que o evento teve este ano. “Optamos por apresentações virtuais, uma solução em tempos de pandemia. Não haverá o calor da plateia, porém teremos novas percepções. O público poderá expressar sua reação a esta nova forma de apresentação nos debates que se seguirão após as apresentações”, afirmou. 

O canal do Youtube da Prefeitura é o Prefeitura de Pindamonhangaba. Sinopses, fotos, programação e outras informações poderão ser encontradas no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br, a partir de domingo (22). 



Programação:  

Dia 22, Domingo

15h - YAGA – Uma história para crianças corajosas, da Severina Cia de Teatro de Pindamonhangaba e o diálogo: Construção de imaginários e narrativas do feminino na infância. 

20h - LISÍSTRATA-S, da Cia. Novos Atores de Pindamonhangaba e logo depois o diálogo: O teatro de rua como palco de resistência.

Dia 23, Segunda-feira

20h - TERRA ABAIXO. RIO ACIMA, da Cia Cênica de São José do Rio Preto e o diálogo: Criação em deslocamento: relação com o espaço e o imprevisível.

Dia 24, Terça-feira

20h - A PRINCESA ERRANTE E O PRÍNCIPE ERRADO, da Cia. Auspiciosa de São Paulo e o diálogo: A discussão sobre gênero na infância.

Dia 25, Quarta-feira

20h - ESTADO DE SÍTIO , da Cia Controvérsias  de Pindamonhangaba e o diálogo: Fazer teatral no interior de São Paulo: busca por autonomia, ampliação de repertório artístico e resistência.

Dia 26, Quinta-feira

20h - CRENDICE DE QUEM ME DISSE, do Grupo Base de Teatro de Cascavel e o diálogo: Criação cênica a partir de matrizes estéticas da tradição popular.

Dia 27, Sexta-feira

20h - MEDEIA EM FACES, do Atores Sociais – Instituto IA3.ORG de Pindamonhangaba e o diálogo: A estratégia de ação na montagem do espetáculo.

Dia 28, Sábado

15h - MUSEU DAS PEQUENAS COISAS, do Lílian Guerra e Clã – Estúdio das artes cômicas de São Paulo e o diálogo: Processos de criação no teatro de objetos. 

20h - CONEXÃO RUÍNAS, da Cia Mônica Alvarenga de Pindamonhangaba e o diálogo: O processo de desmontagem.

Dia 29, Domingo

20h - Encerramento, com a homenagem ao artista Marcelo Denny e a entrega do certificado “Marcelo Denny”

Fonte: https://www.pindamonhangaba.sp.gov.br