Notícias

Assembleia na Novelis aprova proposta da Campanha Salarial com aumento na PLR

comentário(s) 21/12/2020

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia nessa segunda-feira, dia 21, a proposta da Campanha Salarial.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta consiste no reajuste salarial de 3,44%, que contém o reajuste da inflação mais 0,5% de aumento real, e um acréscimo no teto da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), em média R$ 800 a mais no pagamento, conforme os salários.

Em julho, a categoria realizou uma série de protestos quando a empresa realizou o corte de metade da PLR. Outras duas paralisações ocorreram em novembro.

De acordo com o dirigente sindical Odirley Prado, com o retorno do pagamento integral e novo acréscimo, o pagamento para o funcionário com o menor salário será de R$ 7.000,00 na segunda parcela.

“Esse ano a discussão foi muito dura na Novelis. Foi a empresa que menos sofreu impacto financeiro da pandemia, não parou a produção nem um minuto, foi a que mais teve casos de Covid e a que mais tentou aproveitar do momento para reduzir os pagamentos, pressionar os trabalhadores e endureceu a negociação. Por isso ocorreram tantas paralisações e isso possibilitou essa nova proposta”, disse.

A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.300 pessoas em Pinda. Ela é subsidiária da Hindalco, a maior empresa do grupo indiano Aditya Birla.